segunda-feira, 10 de maio de 2010

Rafa vice-campeã Nacional 2010

E já lá vai o campeonato nacional de ginástica rítmica 2010 - Adeus Fafe, Obrigada! o pavilhão era óptimo, as atletas excelentes, os júris esforçaram-se mas, o sol, aquele sol que não parava de encandear, muitas das vezes cegou-as......e depois os resultados, hihihi...valerá a pena falar???? Bem só um bocadinho assim, (--)

A Rafaela fez uma boa prova, esteve mais segura, expressiva e obteve bons resultados:
Campeã Nacional em Bola e vice-campeã nos restantes aparelhos, Corda, Arco e Fita - obteve a pontuação geral de 45.650, a uma diferença de (.15) de conseguir o título de Campeã Nacional AA, o qual foi alcançado pela sua amiga Maria Costa do SAD que igualmente fez uma óptima prova. Em 3.º Lugar ficou a Mafalda Matos do SAD com 42.500.
Em 4.º Lugar ficou a nossa Adriana Santos da SFUAP com 40.250, tendo subido ao pódio e alcançado o bronze em corda. A Joana Silva (SFUAP) também teve boas prestações, mostrou-se mais segura e em melhor forma.

No escalão das PIKYS a Bruna Canilhas (SFUAP) foi Campeã Nacional Absoluta com a pontuação geral de 31.050, seguida da Beatriz Santos (2.º Lugar) e da Sara Pargana (3.º Lugar), ambas do SAD, a Laura Sales (SFUAP) subiu 2 vezes ao pódio arrecadando o 3.º lugar em Arco e em Bola e ficando na 4.ª posição no geral - Boa Laurinha.

No escalão das Júniores o 1.º lugar foi para a Cátia Henriques (CRP), o 2.º Lugar para a Rita Vasconcelos e o 3.º para a Carolina Coelho, seguida da Maria Canilhas e da Inês Morais (SFUAP) que ficaram em 4.º e 5.º respectivamente. A Baratinha desta vez ficou um pouco afastada, mas também era normal depois do dia anterior ter passado no hospital com uma forte gastroentrite que quase a impossibilitou de estar presente neste encontro, em todo o caso para mim está de parabéns.

No escalão de Seniores no 1.º lugar ficou a Jéssica Jardim do GDE, em 2.º Lugar Joana Cardoso (GCP), em 3.º Lugar Angélica Fadyvich e em 4,.º lugar a Susana Abrantes, ambas da SAD. A nossa Catarina Lopes (SFUAP) também esteve bem, mas~desta vez não conseguiu nenhuma medalha.

-------//---------

Quanto aos resultados, sabemos que é impossível criarem pódios a medida das expectativas de cada um. A meu ver, uns foram justos, outros nem por isso e outros ainda ridículos pela falta de imparcialidade e de honestidade para com o trabalho das atletas participantes, que tanto se esforçaram para ali chegar.


Neste campeonato - o 3.º que a Rafa participa, vi - e pela primeira vez senti, a falta de imparcialidade nas notas atribuídas às atletas pelas suas prestações no praticável, principalmente no escalão de Júniores. Vi atletas com grande experiência, com exercícios praticamente limpos a serem penalizadas de uma forma absurda e outras, que as falhas até um leigo na matéria as vê, a ter notas que me faziam pensar se não existia um problema grave no programa aquando do somatório, ou, qui sa, na introdução dos dados, mas.......... NÃO, (ESPANTO!!!!) não era engano.....

Na verdade muitas foram as vezes que as juízes foram chamados para discutir notas, mas, nenhuma delas foi para alterar resultados diabólicos que nem por isso deixavam de sair.
Tenho pena que assim seja :( pelas atletas, claro, o desporto é bonito quando existe fair-play - nem que seja disfarçado
Apenas comento aquilo que presenciei e que penso, pelo que não importa referir as injustiças, o esforço e as boas prestações de atletas que foram depreciadas e desvalorizadas, prestações medianas que foram altamente beneficiadas, enfim uma série de situações, que como eu disse, apenas ficaram para mim. Contudo, ficarei expectante quanto a novos eventos, acreditando que alguém, com algum peso e influência no meio, até gosta da modalidade, que viu os exercícios, as falhas cometidas e os "enganos" humanos (ou não) das notas finais e que tudo fará para que a ginástica rítmica possa ser uma modalidade não só apreciada pelas atletas, como pelos espectadores que, cada vez mais, se resumem aos familiares mais próximos daquelas.

Note-se e por mim falo, como mãe de uma ginasta ainda noviça nestas andanças, que houve situações desagradáveis de se ver e de se ouvir, sei que não se pode agradar a "gregos e a troianos" mas há coisas que já não passam despercebidas e torna-se desagradável estar 2 dias consecutivos num pavilhão para assistir a uma prova de índole Nacional, com atletas de alta competição, preparadas para aquele que é o encontro mais importante da época - a nível Nacional e para que tanto trabalharam e se esforçaram, para depois ser apenas um jogo jogado por alguns - aqueles que podem. Mas, esta é apenas a minha opinião e vale o que vale. Certo é que me pergunto, valerá a pena (....). Bem, é difícil responder, no entanto enquanto a Rafaela gostar e se divertir na ginástica vamos deixar andar, e de facto, chego à conclusão que é pelo - deixa andar - sentimento predominante entre pais e clubes, que poucas são as atletas a levarem esta modalidade a sério e a chegarem a seniores, por isso não vinga e mal se houve em Portugal. Até ao dia...em que alguém faça alguma coisa.

Mas para as mais miúdas, tipo - do escalão da minha filha - Juvenis, a prova foi gira, divertiu-se partilhou os nervos, alegrias e tristezas com as colegas do mesmo clube e de clubes diferentes, foi uma festa:), e ficou feliz pela sua colega Maria Costa da SAD ter conseguido o 1.º lugar na classificação geral.

3 comentários:

  1. Muitos parabéns Rafinha, estás cada vez melhor.
    Faltou-te só um bocadinho assim!
    Beijinhos,
    Lano

    ResponderEliminar
  2. Uma beijoca muito grande para ti. Pró ano há mais, não desmotives, quanto a mim estiveste muito bem.

    ResponderEliminar
  3. Parabens!

    Só agora descobri este fantástico espaçinho da internet! ;)

    Visita também: www.diariodaritmica.blogspot.com e deixa a tua marquinha :P

    Mts bjs, vemo-nos nas provas

    Rita Gonçalves

    ResponderEliminar